Na última quarta-feira (27) aconteceu a mesa “Você conhece o enfrentamento dos assédios na UFBA?” no Congresso UFBA 2024, composta pela Chefe de Gabinete, Denise Vieira, a Ouvidora Geral da UFBA, Ana Claudia Semêdo e a Corregedora, Adriana Souza Silva. Na ocasião, as expositoras compartilharam a atuação integrada da Câmara de Enfrentamento aos Assédios e Discriminações, da Ouvidoria Geral e da Corregedoria da UFBA no tratamento às situações de assédio moral, assédio sexual e discriminações que ocorrem na Universidade.
Este momento, de socialização de direitos e partilha de ferramentas para o enfrentamento aos assédios e discriminações, teve início com a fala da Chefe de Gabinete, Denise Vieira, sobre o contexto que atravessa as universidades públicas, bem como o Círculo de Cuidado e Protagonismo da UFBA, isto é, a construção de redes de redes para dar suporte às situações vividas pela comunidade UFBA. Neste sentido, falou-se sobre a importância de se trabalhar a convivência universitária e fortalecer as redes de apoio e enfrentamento aos assédios e discriminações.
Em seguida, a Ouvidora Geral da UFBA, Ana Claudia Semêdo, iniciou a sua fala retomando o histórico de diferentes violências no Brasil, partindo de uma concepção sociológica dos assédios para adentrar no papel da Ouvidoria enquanto instância responsável por receber as denúncias, acolher a pessoa denunciante, articular saberes para analisar a materialidade, encaminhar ao setor cabível e, sobretudo, construir um espaço democrático na Universidade para a promoção de direitos sociais e fortalecimento de condições dignas e seguras de trabalho, estudo e convivência.
Posteriormente, a Corregedora, Adriana Souza Silva, apresentou o histórico da Corregedoria da UFBA, explicou sobre a perspectiva administrativo-disciplinar dos assédios e apresentou a legislação bem como a atuação da Corregedoria no que se refere às situações de assédio moral, assédio sexual e discriminações. Por fim, deu-se início ao debate e os ouvintes puderam apresentar suas dúvidas e inquietações acerca do tema e, logo depois, receberam orientações das componentes da mesa.
A Ouvidoria Geral da UFBA esteve presente no Congresso UFBA 2024 socializando informações sobre o seu papel e atuação, cumprindo o dever de aproximar-se da comunidade universitária.