Qual o papel da Ouvidoria?

A ouvidoria funciona como um canal de comunicação entre você e a Universidade (unidades, órgãos, setores). Por este canal, é possível apresentar manifestações (sugestões, elogios, solicitações, reclamações ou denúncias). Cabe à ouvidoria receber, analisar, orientar e encaminhar as demandas às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

A atuação da ouvidoria não se limita a receber e encaminhar as manifestações. Com base nos casos e dados levantados, a ouvidoria pode identificar melhorias e propor mudanças de normas, procedimentos e políticas institucionais.

A ouvidoria exerce ainda um papel mediador das relações que envolvem a universidade, a comunidade acadêmica, cidadãos e demais interessados. Sua atuação visa mediar conflitos que surgem no cotidiano das atividades acadêmicas e administrativas da UFBA, buscando o diálogo e o entendimento entre as partes.